fbpx

 

Seu maior problema hoje está em encontrar profissionais qualificados para ocupar uma vaga específica na sua empresa?

Para começarmos a falar sobre qualificação profissional, precisamos esclarecer algumas informações básicas relacionadas a esse tema.

Então hoje falaremos sobre Capital Humano e o que isso está relacionado aos seus ganhos dentro de uma empresa.

Capital humano é o conjunto de capacidade, conhecimento, habilidades que provem de cada profissional e do conjunto deles que compõe o quadro da sua empresa.

Podemos mensurar o capital humano de uma empresa desde a alta direção até o operacional, ou seja, todo o conhecimento, habilidades e capacidades do quadro geral de colaboradores (inclusive o seu – proprietário) somados dentro da sua empresa.

Hoje em dia já ouvimos de diversas formas falar que precisamos investir em Pessoas para, então, aumentar a produtividade e a performance da empresa. Isso, certamente, é uma quebra de paradigma de todos aqueles que ainda carregam dentro de si os “resquícios” dos padrões de pensamentos da Era Industrial, que era voltada apenas para os resultados em termos de produção das empresas.

Na Era Industrial, o modelo de gestão não tinha a percepção da importância do Capital Humano e nem ao menos entendia o quanto as pessoas que operavam as máquinas e a operação eram valiosas. Nem muito menos, adotavam medidas para investir em desenvolvimento pessoal.

Se pararmos para olhar os problemas reais dos empresários de todos os segmentos e tamanhos, veremos claramente que a maior parte deles sofrem do mesmo “problema”: mão-de-obra devidamente qualificada, colaboradores pró ativos, motivados e engajados, com conhecimento e habilidades para desempenharem suas funções com pouca (ou nenhuma) supervisão.

Mas o que esses empresários precisam entender é que: será muito difícil você encontrar o profissional 100% pronto para ocupar determinada função, sem que você (sua empresa) invista ou o prepare para isso.

Para tanto, você precisa investir em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, ou seja, desenvolver para a sua empresa um Plano de Cargos e Salários, implementar um Modelo de Acordo de Metas e Avaliação de Desempenho alinhados a uma Matriz de Qualificação, onde tudo isso esteja ligado ao plano de desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador para que ele possa ter um direcional de como, quando, onde e porque buscar aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

Por mais que você encontre um profissional com algumas das habilidades técnicas que você procura para sua empresa, lembre-se que existem outros fatores determinantes para que este performe de forma mais assertiva dentro da sua empresa, e para isso, você precisará direcioná-lo para onde o ele deverá seguir.

Essa tarefa ficará muito mais simples e rápida se você adotar um modelo de Gestão de Pessoas que será desenhado de acordo com sua Missão, Visão e Valores e seu Planejamento Estratégico, para que todos caminhem numa mesma direção, influenciando e impactando positivamente no bom andamento da dinâmica do meio patrimonial  – que é a sua empresa.

Acompanhe nossas redes sociais, falaremos de diversos temas relacionados à Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, para que você avalie a necessidade real da sua empresa.

Se quiser sabe mais sobre o trabalho da HORIZON para esse segmento, entre em contato conosco através do e-mail: contato@horizondesenvolvimento.com.br ou pelo telefone (12) 99181-0101.

 

Compartilhe:


 

Deixe um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>