fbpx

Como Construir um Novo Hábito?

A maioria das pessoas tem uma dificuldade enorme de manter a prática de algo que deseja implementar na sua rotina, ou seja, de construir um novo hábito.

Vou dar um exemplo bastante comum que é o hábito da atividade física.

Vamos supor que você sabe que precisa cuidar da sua saúde e voltar para a atividade física. Vai lá se matricula na academia e começa a ir 3 ou 4 vezes por semana, bem animado.

Ao se passar 2 ou 3 semanas, você vai perdendo o pique e vai deixando de lado a frequência de ir para a academia cair e quando menos espera, pára de ir de vez.

Porque não conseguimos manter uma meta como essa?

Na maior parte das vezes, pode ser que a nossa vontade de cuidar da saúde não seja a nossa prioridade do momento.

Já percebeu como só nos dedicamos a finco à algo quando é extremamente necessário para nós?

Então se você não estiver focado nessa meta como algo que você quer verdadeiramente, você vai arrumar inúmeras desculpas para faltar à academia, até voltar a mesma rotina de sedentarismo que antes.

Toda mudança que desejamos realizar na nossa rotina é penosa inicialmente. Mas a partir do momento que começamos a estabelecer um ritmo e uma frequência contínua, vamos implementando um novo hábito.

No livro: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, o autor Stephen Covey cita a seguinte frase quando se refere a construção de um novo hábito:

“Trata-se de um processo doloroso. Uma mudança precisa ter como motivação um OBJETIVO NOBRE, acrescida da disposição para subordinar o que você pensa que quer no momento, ao que realmente quer para o futuro.”

Isso quer dizer que para conseguirmos seguir firmes e fortes na construção de um novo hábito, precisamos entender a razão, o MOTIVO real que desejamos alcançar esse objetivo. E esse motivo, precisa ser algo muito importante para nós.

Mas você pode estar me dizendo: Ahh Renata, mas eu juro que eu tenho! Minha saúde está debilitada, tenho sentido dores nas costas, e o médico já me disse que preciso perder peso e praticar atividade física, mas mesmo assim, não consigo ir…

Claro que, existem outras razões para serem levantadas e trabalhadas quando uma pessoa sabe da importância de se estabelecer um novo hábito e não consegue. Mas isso é tema para outro post, onde falaremos de crenças limitantes.

O que estou querendo te contar aqui é:, você precisa ganhar consciência da importância daquilo para você!

Ainda tomando como exemplo o tema de fazer uma atividade física, vou te dar uma dica:

  • Faça uma lista de quais são os 5 motivos principais que você deseja começar uma atividade física.
  • De 0 a 10 quanto cada um deles são importantes para você.
  • Liste 5 coisas que você tende a ganhar praticando uma atividade física (vai melhorar as dores nas costas, vai ter mais pique para brincar com seus filhos, vai ter mais energia no seu dia, etc)
  • Liste agora 5 coisas que você tende a perder praticando atividade física (aqui você pode colocar: vou dormir menos, vou ter que administrar melhor meu tempo para arrumar tudo da academia depois do trabalho, etc). Coloque todas as coisas que você considera ruins e que podem pesar para você ao longo dos dias quando começar a nova atividade.

Com essas respostas você vai conseguir fazer um balanço daquilo que você tem a ganhar e a perder. A partir daí, pode ser que fiquei mais fácil de você identificar uma crença limitante (aquela que vai te bloquear) ou uma crença fortalecedora que vai te impulsionar a seguir adiante com o seu objetivo.

Para construir um novo hábito é preciso alinhar a sua vontade de conquistar algo novo e a sua persistência em manter uma rotina voltada para isso.

Por exemplo: se deseja estudar um tema novo para se desenvolver e se especializar em algo, defina um dia da semana e o melhor horário para que você possa fazer aquilo que se programou. Você pode, inclusive, colocar um alarme no celular para te lembrar no início.

Após insistir algumas vezes na mesma atividade, seu cérebro irá memoriza-la e daqui a pouco tempo, você fará aquela mesma atividade, sem perceber, ou seja, se tornará um novo hábito.

Para que isso tenha melhores resultados, não se critique quando esquecer ou fizer outra coisa nesse mesmo horário. O importante aqui é que você, assim que possível, retome a sua programação inicial.

Não desista! Insista! E, claro, flexibilize!

Nada aqui é “obrigatório”, ok? Mas precisa manter o foco e a vontade naquilo que deseja alcançar.

Para conseguirmos qualquer resultado em qualquer objetivo que almejamos, precisamos ser persistentes!

Acompanhe nossos posts no Blog da HORIZON. Em breve falarei sobre Crenças e sobre como somos influenciados por elas.

Se precisar de ajuda, conte comigo.

Vamos em frente, sempre juntos!

Grande Abraço,

Renata F. Barros

Master Coach de Carreira & Analista Comportamental

 

 

Compartilhe:


 

Deixe um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>