fbpx

 

No post sobre imediatismo eu abordei um tema que vem assombrando a maioria dos profissionais que buscam resultados imediatos e milagrosos.

Falei nele que devemos persistir naquilo que desejamos alcançar e expliquei que nenhum resultado vem de um dia para o outro e dei alguns exemplos para refletirmos.

Nesse artigo de hoje, quero explicar um pouco melhor o porque precisamos persistir em alcançar aquilo que tanto almejamos e o que acontece quando desistimos facilmente das coisas que nos propomos a fazer.

Imagina que você deseja muito conseguir alguma coisa, seja ela o emprego dos sonhos, abrir sua empresa ou até mesmo fazer sua empresa alavancar no mercado.

Inicialmente, você começa a pensar em várias coisas para fazer. Começa a vislumbrar o que você quer se concretizando e tudo mais. Aí você arregaça as mangas e parte para ação.

No início um monte de coisa começa a dar certo e você fica super empolgado e já começa a achar que o negócio vai dar alavancar pra valer.

Mas aí você se depara com o primeiro obstáculo no caminho. Tá… você respira fundo e vai em frente.

Ultrapassa o obstáculo, mas quando você estava se recuperando dele, veio outro um pouco maior pela frente. Você se assusta um pouco mais e pensa: “Puxa, nem deu tempo de eu respirar e já acontece isso de novo? Ok, mas vamos lá…”

Com muito esforço você consegue ultrapassar esse obstáculo também, mas fica com alguns receios e pensamentos negativos. Começa, a partir de então,  achar que as coisas na sua vida nunca dão certo mesmo e que você já imagina onde isso vai dar (baseado nas suas experiências anteriores).

Respira fundo e vai em frente.

Como já ficou meio desanimado, você já não fica mais tão empolgado como estava no início e começa a trabalhar com alguns medos na cabeça e quando menos se espera…. lá vem um problema maior que os outros novamente.

É como se você estivesse em um mar agitado, com uma onda atrás da outra e nunca conseguisse alcançar aquela piscina natural onde você poderia nadar tranquilo, sem precisar escapar das ondas que te levam para o fundo.

Aí como ninguém é de ferro, você já começa a pensar que o problema é pessoal. É com você… você que não é bom naquilo que está fazendo. Os clientes não gostam do seu trabalho, etc.

Pensa que dá certo para todo mundo, menos para você.

Começa a bater o desanimo total e quando você menos percebe, já desistiu daquilo que tanto sonhou, que investiu dinheiro e não foi pra frente.

Bom… eu gostaria de fazer umas perguntas aqui:

– Você já assistiu algum filme de fatos reais sobre alguma história de sucesso?

– Você já leu alguma biografia de um empresário de sucesso?

– Você já leu uma história de vida de algum campeão paraolímpico que ganhou a medalha de ouro em uma Olimpíadas?

O que eu estou tentando te dizer aqui é que nenhum sucesso vem do acaso, de algo fácil e rapidinho.

O que precisamos aprender é que para conquistarmos sonhos grandiosos, precisamos sim nos dedicar acima da média.

Quando desistimos rapidamente daquilo que nos propomos alcançar, vamos criando crenças limitantes na nossa mente, que vão minando a nossa auto estima até nos tornar incrédulos de nossa capacidade de realização.

Claro que devemos ser realistas na hora de estabelecermos nossos objetivos e avaliar se estes são realizáveis.

Mas caso você já tenha pensado nisso e avaliado que seu objetivo é algo real e realizável, você só vai precisar agora entender que os obstáculos fazem parte em qualquer segmento da vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Basta estarmos vivos que os problemas aparecerão a qualquer momento para nos trazer a oportunidade de nos reinventarmos e nos fortalecermos.

Mas o que eu quero te dizer aqui, baseado em tantos estudos que venho fazendo advindos do comportamento e mente humana é que, o que vai ajudar você encarar os obstáculos de maneira positiva é a mudança nos seus padrões de pensamentos, ou seja a forma que você encara e enxerga os problemas do seu cotidiano.

Eu ensino aos meus coachees como é possível encarar as situações que nos causam dor dando esse exemplo: ao invés de reclamar repetidamente de algo que nos incomoda, podemos pensar assim: “Puxa essa situação é diferente daquela que eu desejo, mas ela me ajudará a me mexer e me reinventar de tanto que vou pensar em como sair dela!” Outra coisa é não culpar outras pessoas ou situações externas e sim pensar no que VOCÊ PODE FAZER PARA MUDAR TAL SITUAÇÃO.

Claro que você vai pensar várias vezes em desistir, que convenhamos é a opção mais fácil. Mas se você for forte e buscar outras alternativas, você vai ver como novas opções irão aparecer no seu caminho para que você vença mais essa fase difícil.

Para que seu negócio dê certo, você vai precisar aprender a ultrapassar diversos problemas.

Você vai cair, mas sempre haverá uma oportunidade de rever seus passos. Olhar para trás, avaliar o que você poderia fazer diferente e melhor. Mudar sua estratégia, estudar, aperfeiçoar-se e dedicar mais e também mudar sua forma de olhar para os problemas e encará-los como algo positivo.

Ninguém nasce especialista em algo novo. Os especialistas se dedicam, estudam e persistem naquilo que querem se especializar.

Então se você está aí agora, sonhando em alcançar algum sonho, um novo objetivo profissional, primeiramente, acredite em você e na sua capacidade de ser melhor a cada dia, porque é assim que você vencerá os obstáculos que aparecerão no seu caminho.

Nada que vem fácil é permanente! Faça o melhor que pode e persista mais uma vez, sempre que a vontade de desistir aparecer.

Você vai ver que lá na frente,  vai se orgulhar de quem irá se tornar e dos resultados que terá no futuro.

Vamos em frente, sempre juntos!

Renata F. Barros

Master Coach de Carreira & Analista Comportamental

Desenvolvimento Humano e Profissional

Compartilhe:


 

Deixe um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>