fbpx

O que mais escuto das pessoas que estão em busca de novas oportunidades de emprego é: “Estou me candidatando em todas as vagas que vejo pela frente, em qualquer empresa, não importa qual seja”.

Eu gosto de explicar para meus clientes, que por mais que a necessidade tenha batido à sua porta não adianta agirmos no desespero! 

Existem diversos tópicos que avaliamos dentro da Assessoria de Recolocação no mercado, mas nesse post irei ressaltar que é possível, respirar fundo e definir o que realmente quer, ou seja, qual função deseja ocupar, qual salário atenderá sua necessidade, em qual cidade e, principalmente, se você admira aquela empresa onde está se candidatando para trabalhar.

Isto quer dizer que, existe sim a vaga ideal que se encaixam com as suas habilidades, competências, perfil comportamental, valores e objetivo profissional.

Quando se diz: “Eu aceito qualquer coisa”, geralmente a pessoa está se baseando apenas na urgência em  ganhar dinheiro, para sanar um problema urgente que tem em mãos.

Quero deixar claro que, aqui não estou questionando a delicadeza desse momento, também não estou dizendo que ganhar dinheiro não seja importante e, nem que este, não possa ser seu fator motivacional.

O que estou tentando explicar é que na maioria das vezes, avaliar somente o salário não será suficiente para ser o combustível que é preciso nos momentos de desânimo, ou seja, ele não alimentará a motivação contínua e nem mesmo, será o fator responsável para manter a energia em alta naqueles dias em que pensamos em desistir de tudo.

É preciso ter um motivo maior, uma razão mais consistente na busca pela função/vaga e pela empresa que desejamos trabalhar. Por isso, levantar alguns pontos chaves, descobrir seus valores no trabalho, olhar de frente para aqueles motivos que são realmente importantes para você, que não abre mão deles, são essenciais nessa lista para descobrir a vaga ideal, e isso está totalmente relacionada a empresa que se deseja trabalhar.

Eu digo que, a busca pela empresa certa, precisa ser tão criteriosa, quanto buscamos aquele parceiro (a) para juntar as escovas de dentes, sabe?

Precisamos definir alguns critérios, saber o que é importante para nos trazer realização e principalmente, precisamos ter admiração por ela (empresa). Não conseguimos ter um relacionamento duradouro com quem não admiramos, não é mesmo? Por isso a admiração pelo segmento, pela cultura da empresa, pelos projetos que ela inicia e pelos impactos que ela leva para a sociedade como um todo, devem ser equivalentes a tudo o que você também considera importante.

E para fechar, você não é qualquer um… Então, não é qualquer emprego que deve servir para você!

O emprego ideal é aquele que se conecta com suas verdades, que valoriza o mesmo que você e que principalmente, seu trabalho naquela empresa, faça a diferença!

Então, vá em busca daquilo que realmente merece! Tenho certeza que desta forma, seu trabalho será muito mais assertivo e de grandes realizações.

Me siga nas redes sociais: @renatabarros.carreira no Instagram e Linkedin.

Grande abraço,

Renata Barros.

Trainer & Especialista em Carreira

Compartilhe:


 

Deixe um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>