fbpx

 

No artigo de hoje, iremos falar sobre a mudança que aconteceu nos processos seletivos das  empresas para se adaptarem as demandas que a pandemia trouxe para o mercado de trabalho.

Embora muitas empresas modernas e inovadoras já estivessem utilizando este método antes, senão todas, agora a maioria delas estão selecionando e contratando através desse método rápido, dinâmico, seguro e eficaz.

Para aqueles que estão em busca de novas oportunidades de emprego, é necessário ter a consciência de que nada muda com relação à sua apresentação, organização, pontualidade e preparação para a entrevista.

Para se preparar bem para esse momento, é preciso pensar e agir como se estivesse indo para um encontro presencial, tomando os seguintes cuidados abaixo:

  1. Atente-se para a ferramenta online que será utilizada para a entrevista e veja com antecedência (2 dias antes) se conseguiu instalar tudo no seu PC ou celular. Você pode fazer antes da entrevista uma ligação de teste com alguém da família para saber como configurar o áudio e vídeo da ferramenta utilizada.
  2. Cuide para que o ambiente onde estará na hora da entrevista esteja adequado, sem barulhos e sem pessoas ao redor te interrompendo. Vale a pena atentar para o fundo que ficará atrás de você e a iluminação para que seu rosto fique bem visível. Faça um teste prévio ligando a câmera do celular para que você cheque esses itens.
  3. Cuidado com sua aparência e vestuário. Mesmo estando em casa seu visual também deve ser adequado e estar alinhado com o ambiente de trabalho. Isso quer dizer que, você deve vestir-se como se estivesse indo trabalhar. Então nada de roupas informais e cabelos mal arrumados, gorros ou bonés.
  4. Atente aos equipamentos que utilizará para a entrevista e se for pelo celular, cuide para recarregá-lo com antecedência e deixe o carregador por perto. Dê muita atenção a sua conexão de internet, mesmo sabendo que a qualidade do sinal não depende de nós, é interessante que você esteja em um cômodo/local com sinal melhor. Separe também seu fone de ouvido para que você e a pessoa do outro lado ouçam com mais qualidade.
  5. Tenha seu CV em mãos você precisará dele para consultas e cuide para ter a versão digital dele pronta para encaminha ao recrutador se houver necessidade.
  6. Não fique acessando outras telas ou sites no computador enquanto é entrevistado, dá pra ver quando seu olhar fica “dançando” pela tela e isso pode causar uma má impressão ou até mesmo mostrar uma certa ansiedade ou desinteresse da sua parte.

Lembre-se em uma entrevista de emprego, você está sendo avaliado o tempo todo!

Cuide para não se atrasar, falar com outras pessoas que estejam por perto, ficar enrolado com o celular ou tela do computador, pois tudo isso já mostra muito de seu perfil comportamental.

Caso não avance no processo seletivo não se deixe abalar! Como eu falei no início do texto, toda vaga já possui um perfil profissional traçado (comportamental e técnico). Pode ser que naquela oportunidade você não tenha se encaixado, mas isso não quer dizer que você é um profissional ruim.

Lembrando que sorte é sinônimo de: Preparo + Momento certo!

Pense positivo! Prepare-se, estude e faça sempre o seu melhor nesse momento.

Boa sorte a todos!

Grande abraço,

Renata Barros.

Trainer & Especialista em Desenvolvimento de Carreira.

 

Compartilhe:


 

Deixe um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>